ORIANA (1959)
IMO: 5264742
MMSI: ???
Nome:
-1960-2005: SS ORIANA
Proprietário:
-1960-1966: Oriente Steam Navigation Company
-1966-1986: P&O
Operador:
-1960-1966: Oriente Steam Navigation Company
-1966-1986: P&O
Porto de registo: Londres – Reino Unido
Bandeira: Reino Unido
Construtor: Vickers-Armstrong, Barrow-in-Furness, Cumbria
Número Yard: 1061
Custo: £ 12.500.000 libras inglesas
Lançamento: 3 de Novembro de 1959
Batizado: 3 de Novembro de 1959 (a)
Entregue: 15 de Novembro de 1960 à P&O Orient Lines, Londres - Inglaterra
Viagem inaugural: 3 de Dezembro de 1960
Em serviço: 1960-1986
Fora de serviço: 27 de Março de 1986 (b)
Vendido: Novembro de 1998 à Xangai Oriana Entertainment Corp., Shanghai – China e em 28 de Setembro de 2000 volta a ser vendido à Hangzhou Jiebaie Corp., também em Shanghai – China.
Características gerais
Arqueação bruta: 41.910 Toneladas
Comprimento: 245,06 Metros (804 pés)
Boca: 29,62 Metros (97,17 pés)
Calado: 8,45 Metros (27,72 pés)
Potência instalada: 80.000 Hp
Propulsão: 6 Turbinas a vapor Vickers-Armstrong, cada um consistindo de uma pressão alta, pressão intermediária e turbina de baixa pressão, redução da engrenagem dupla, hélices gémeas.
Alimentação auxiliar: Quatro turbinas de vapor auxiliar, cada uma dirigindo 1750 kW, 220 V DC Generato.
Velocidade:
- Em experiências: 30,64 Nós
- Em serviço: 27,5 Nós
Capacidade:
- Normal: 1.750 Passageiros
- Máximo: 2.134 Passageiros
Tripulação: 980
(a) Pela Princesa Alexandra Helen Elizabeth Olga Christabel, neta mais nova do rei George V e da Rainha Mary.
(b) Depois de retirado do serviço, foi preservado como navio-hotel em 1986. Serviu como um navio-hotel, acabando depois por se afundar parcialmente no próprio cais em consequência de uma tempestade em 16 de Junho de 2004. Em Maio de 2005 é vendido para desmantelamento em Zhangijagang – China.
MMSI: ???
Nome:
-1960-2005: SS ORIANA
Proprietário:
-1960-1966: Oriente Steam Navigation Company
-1966-1986: P&O
Operador:
-1960-1966: Oriente Steam Navigation Company
-1966-1986: P&O
Porto de registo: Londres – Reino Unido
Bandeira: Reino Unido
Construtor: Vickers-Armstrong, Barrow-in-Furness, Cumbria
Número Yard: 1061
Custo: £ 12.500.000 libras inglesas
Lançamento: 3 de Novembro de 1959
Batizado: 3 de Novembro de 1959 (a)
Entregue: 15 de Novembro de 1960 à P&O Orient Lines, Londres - Inglaterra
Viagem inaugural: 3 de Dezembro de 1960
Em serviço: 1960-1986
Fora de serviço: 27 de Março de 1986 (b)
Vendido: Novembro de 1998 à Xangai Oriana Entertainment Corp., Shanghai – China e em 28 de Setembro de 2000 volta a ser vendido à Hangzhou Jiebaie Corp., também em Shanghai – China.
Características gerais
Arqueação bruta: 41.910 Toneladas
Comprimento: 245,06 Metros (804 pés)
Boca: 29,62 Metros (97,17 pés)
Calado: 8,45 Metros (27,72 pés)
Potência instalada: 80.000 Hp
Propulsão: 6 Turbinas a vapor Vickers-Armstrong, cada um consistindo de uma pressão alta, pressão intermediária e turbina de baixa pressão, redução da engrenagem dupla, hélices gémeas.
Alimentação auxiliar: Quatro turbinas de vapor auxiliar, cada uma dirigindo 1750 kW, 220 V DC Generato.
Velocidade:
- Em experiências: 30,64 Nós
- Em serviço: 27,5 Nós
Capacidade:
- Normal: 1.750 Passageiros
- Máximo: 2.134 Passageiros
Tripulação: 980
(a) Pela Princesa Alexandra Helen Elizabeth Olga Christabel, neta mais nova do rei George V e da Rainha Mary.
(b) Depois de retirado do serviço, foi preservado como navio-hotel em 1986. Serviu como um navio-hotel, acabando depois por se afundar parcialmente no próprio cais em consequência de uma tempestade em 16 de Junho de 2004. Em Maio de 2005 é vendido para desmantelamento em Zhangijagang – China.
OBS:- Fotos obtidas do site:
NOTA:
-
Esteve
em Ponta Delgada no dia 30 de Junho de 1981
Sem comentários:
Enviar um comentário