LEONARDO DA VINCI
IMO: 5206518
MMSI:
Nome: Leonardo
da Vinci (a)
Proprietário:
-1960-1977: Societa
Italia di Navigazione
-1977-1982: Italia
Crociere
Operador:
-1960-1976: Li Societa
Italia di Navigazione
-1976-1977: Inativo
-1977-1978: Crociere Italia
-De 23 de Setembro de 1978-1982: (atracado em La Spezia)
Porto de registo: Génova
Bandeira: Itália
Construtor: Estaleiros SA Ansaldo, Génova - Itália
Número Yard: 1550
Custo estimado: 7.000 milhões dólares USA
Lançamento: 07 de Dezembro de 1958
Batizado: 07 de Dezembro de 1958 (b)
Teste de mar: 19 de Maio de 1960
Viagem inaugural: 30 de Junho de 1960
Entrada ao serviço: 30 de Junho de 1958
Fora de serviço: 23 de Setembro de 1978
Destino:
- 04 de Julho de 1980 - Devastado por um incêndio (c)
- 1982 - Desmantelado num sucateiro em La Spezia
Características gerais
Arqueação bruta: 33.340 Toneladas
Comprimento: 232,60 Metros (763,12 pés)
Boca: 28,10 Metros (92,19 pés)
Calado: 9,55 Metros (31,33 pés)
Potência instalada: 4 Motores de turbinas a vapor,
Ansaldo combinado de 38.792 kW
Propulsão: Parafusos gêmeos
Velocidade:
- Em serviço: 23 Nós (42,60 km/h)
- Máximo: 25,5 Nós (47,23 km/h)
Capacidade:
- 1.326 Passageiros (413 de primeira classe, 342 da
classe de cabine, sendo 571 de classe turística), em serviço de carreira.
- 984 Passageiros em serviço de cruzeiro
Navios Irmãos: Cristoforo Colombo
(a) - O
projeto deste barco, nasceu após o afundamento do “ANDREA DORIA” (veja-se Athena),
para colmatar a falha que ficou aberta na linha italiana para Nova Iorque.
(b) - Por Carla Gronchi, esposa de Giovanni
Gronchi, 3.º Presidente da Republica Italiana, depois da 2.ª Grande Guerra.
(c) - Quando se encontrava atracado
no porto do golfo de La Spezia (também conhecido como Golfo dos Poetas) em
Ligúria na Itália, aguardando comprador, o que durante quatro dias foi
consumido pelas chamas, acabando por se voltar.
OBS:- Veja-se alguns apontamentos
históricos este barco nos sites:
no qual a foto colorida apresentada
foi extraída
NOTA: -
Esteve em Ponta Delgada no dia 11 de Agosto de 1975 (d)
(d) - Provavelmente deve ter feito muitas mais
escalas em Ponta Delgada, uma vez que entre 1960 e 1976 efetuava a rota
expresso Gênova - Nápoles - Nova Iorque.
Sem comentários:
Enviar um comentário