AZORES
IMO: 5383304
MMSI: 255801380
Nome:
- 1948-1960: MS Stockholm
- 03/Jan/1960-1985: MS Völkerfreundschaft
- Arb/1985-1986: MS Volker
- 20/Dez/1986-1993: MS Fridtjof
Nansen
- 1993: MS Italia I
- Out/1993-1999: MS Italia Prima
- Set/1999-2003: MS Valtur Prima
- Dez/2003-2005: MS Caribe
- 07/Jan/2005-Set/2013: Ms Athena (a)
- Set/2013-até Mar/2016: AZORES (b) (c)
- Mar/2016-Ao presente: Astoria
- 07/Jan/2005-Set/2013: Ms Athena (a)
- Set/2013-até Mar/2016: AZORES (b) (c)
- Mar/2016-Ao presente: Astoria
Proprietário:
- 1948-1960: Swedish America
Line
- 1960-1985: VEB Deutsche
Seereederei
- Abr/1985-1989: Neptunus Rex
Enterprises
- Mai/1989-1994: Star Lauro
Societeta por Anzoni, Nápoles - Itália
- Out/1994-2002: Nina Cia. di
Navigazione
- Dez/2002-2004: Festival
Crociere Spa, Nápoles - Itália
- 2004- Ao presente: Nina SpA
-2005-2013: Classic International Cruises
- Set/2013-Ao presente: PORTUSCALE CRUISES
Operador:
- 1948-1960: Swedish America
Line
- 1960-1966: VEB Deutsche
Seereederei
- 1966-1985:
VEB Deutsche Seereederei (no período do verão) / Stena Line (no período do inverno)
- 1985-1994: Inativo para ser
reconstruído
- 1994-1995: Nina Cia. di
Navigazione
- 1995-1998: Neckermann
Seereisen
- 1998: Parte do ano
inoperacional
- 1998-2001: Valtur Turismo
- 2001-2002: Inoperacional
- 2002-2004: Festival Cruises
- 2004-2005: Inoperacional
- 2005-2013: Classic
International Cruises
- Set/2013-2015: Portuscale Crises
- 2015-Ao presente: Cruise & Maritime Voyages
Porto de registo:
- 1948-1960: Gotemburgo
- 1960-1985: Rostock
- 1985-1989: Cidade do Panamá
- 1989-2004: Nápoles
- 2004-Ao presente: Madeira
Bandeira:
- 1948-1960: Suécia
- 1960-1985: DDR-Deutsche
Demokratische Republik (Alemanha Oriental)
- 1985-1989: Panamá
- 1989-2004: Itália
- 2004-Ao presente: Portugal
Encomendado: Outubro 1944
Construtor: Götaverken, Gotemburgo - Suécia
Número Yard: 611
Ano: 1948
Reconstruído:
- 1953 a 12/Fev/1954 nos estaleiros AG Weser, Bremen -
Alemanha
- 1992 nos estaleiros Varco Chiapella, Gênova - Itália
- 2013
Lançado: 09 de Setembro de 1946
Batizado: 09 de Setembro de 1946
Entregue: 07 de Fevereiro de 1948 à Swedish American
Line, Gotemburgo - Suécia
Viagem inaugural:
- 21 de Fevereiro de 1948 como Stockholm
- 24 de Fevereiro de 1960 como Völkerfreundschaft
- 21 de Outubro de 1994 como Italia
Prima
- 02 de Abril de 2005 como Athena
- 11 de Março de 2014 como Azores
Identificação: Número
Oficial sueco 8926 (1948)
Número Oficial Italiano 1749 (1993)
Estado: Em serviço
Características gerais (como construído)
Tipo: Transatlântico
Arqueação bruta:
- 12.165 Toneladas
- 12.644 Toneladas (depois de reconstruído)
Comprimento: 160,08
Metros (525,2 pés)
Boca: 21,04 Metros
(69 pés)
Calado: 7,90 m (25,11 pés)
Potência instalada: 2 Motores Götaverken diesel de 8
cilindros combinados 8.900 kW (12.000 hp)
Velocidade: 17 Nós (31 km/h)
Capacidade: 390 Passageiros
Características gerais (atualmente)
Tipo: Navio de cruzeiro
Arqueação bruta: 16.144 Toneladas
Decks: 8
Potência instalada: 2 Motores Wärtsilä diesel modelo 16V32
com 2 motores 5.500 kW/7.478 hp, num total de 11.000 kW/14.956; 720 rpm com 2 hélices
de passo variável.
Velocidade: 19 Nós (35 km/h)
Capacidade: 566 Passageiros
Tripulantes: 200
NOTA: -
Esteve em Ponta Delgada no dia 21 de Fevereiro de 2015
Esteve em Ponta Delgada no dia 03 de Abril de 2015
Esteve em Ponta Delgada no dia 03 de Abril de 2015
OBS:- A 1.ª e 2.ª foto foram obtidas do site da Cruise & Maritime Voyages
(b) - Veja-se: Site http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=2008651
(c) - Veja-se o interessante artigo
de Luís Miguel Correia, sob o título “Paquete Azores uma história fascinante”,
publicado na secção História da revista Cruzeiros n.º 13 Primavera 2014, a pág.
68 e seguintes.
APONTAMENTO HISTÓRICO
Na noite do
dia 25 de julho de 1956, pelas 23:10 horas, no meio de um denso nevoeiro no
norte do Oceano Atlântico e na costa de Nantucket (vila no estado de
Massachusetts – Estados Unidos da América), o Stockholm (ex-ATHENA e atualmente
AZORES), da então Swedish America Line, sob o comando de Harry Gunnar Nordenson
e o Andrea Doria, da Italian Line, (cujo nome oficial era Italia di Navigazione
SpA), sob o comando de Piero Calamai, colidiram (na posição 40º 30’ N e 69º 53’
W) no que viria a tornar-se um dos mais marcantes desastres da história
marítima.
Embora a
maioria dos passageiros e tripulantes tenham sobrevivido à colisão, o Andrea
Doria, o maior navio de luxo de então, assim como também, era considerado como
o navio almirante da frota de paquetes italianos, depois de ter adornado
afundou-se na manhã seguinte. Em consequência do acidente, cinco tripulantes do
Stockholm (ex-ATHENA e atualmente AZORES) tiveram morte imediata e vários dos
outros ficaram presos naquela amálgama de ferros torcidos. Apesar de ter
submergido cerca de três pés (90 centímetros), o Stockholm (ex-ATHENA e
atualmente AZORES) ainda colaborou, com mais outros navios que chegaram ao
local, no resgate recolhendo 327 passageiros e 245 tripulantes do Andrea Doria,
além dos seus próprios passageiros e tripulantes. Depois do Andrea Doria se ter
afundado o Stockholm (ex-ATHENA e atualmente AZORES) partiu para o porto de
Nova-Iorque pelos seus próprios meios, tendo chegado dois dias depois a 27 de
julho.
Em 1994,
este navio foi submetido a uma profunda remodelação a partir da linha de água.
A 3 de
Dezembro 2008, o ex-ATHENA e atualmente AZORES, foi alvo de um ataque por
piratas no Golfo de Áden (entre a costa norte da Somália e a costa sul da
península arábica), tendo a sua tripulação impedido o embarque deles,
disparando canhões de água de alta pressão contra as suas embarcações, o que
juntamente com o auxílio de um avião “P-3 Orion” da marinha dos Estados Unidos
acabaram por dispersa-los, levando-os a desistirem do ato de pirataria e o
navio seguiu sem mais acidentes o seu destino (Austrália).
OBSERVAÇÃO:-
- Um facto de certa
curiosidade é que, mais tarde (em 1989),
o Stockholm, mas já com o nome de “MS Fridtjof Nansen”, foi vendido à companhia
italiana StarLauro que foi sua proprietária entre 1989 a 1994, batizando-o com
o nome de “ITALIA I” (esta companhia
presentemente chama-se MSC Cruises que já escalou o porto
de Ponta Delgada com os navios “MSC Orchestra” e o “MSC Poesia”) e que era possuidora
de dois navios, entre eles o “Achille Lauro”, outro navio vítima
de sequestro por parte de palestinos e que alguns anos depois acabou por se
afundar ao largo da Somália, depois de um grande incêndio. A StarLauro, por sua vez vendeu-o anos depois a outra companhia
também italiana a Nina Cia. di Navigazione, que foi sua proprietária de 1994 a
2002 rebatizando-o de “ITALIA PRIMA”. Quando da sua chegada
à Itália, a imprensa local chamou-o de “o navio da morte". No entanto
pelos escritos que existem, tudo leva ao parecer de ter sido o Andrea Doria o
causador do trágico acidente.
- (O apontamento histórico
apresentado, foi compilado com alguma alteração na redação, consequência da
tradução do artigo publicado no site:
- Veja-se o artigo intitulado
“Naufrágio
do Andrea Doria”, da autoria de Nuno Jesus, publicado na revista
Cruzeiros, N.º 7 de JUL/AGO/SET 2012, a páginas 74 e seguintes.
- Mais consultas nos sites:
e
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