ASTORIA (2)
Ao serviço da RIVAGES DU MONDE
IMO: 5383304
MMSI: 255801380
Nome:
- 1948-1960: MS Stockholm
- 03/Jan/1960-Abr/1985: MS Völkerfreundschaft
- Abr/1985-Dez/1986: MS Volker
- 20/Dez/1986-1993: MS Fridtjof
Nansen
- Out/1993: MS Italia I
- Out/1993-Set/1999: MS Italia Prima
- Set/1999-Dez/2003: MS Valtur Prima
- Dez/2003-Jan/2005: MS Caribe
- 07/Jan/2005-Set/2013: Ms Athena (a)
- Set/2013-até Mar/2016: Azores (b) (c) (d)
- Mar/2016-:ASTORIA
Proprietário:
- 1948-1960: Swedish America
Line
- 1960-1985: VEB Deutsche
Seereederei
- Abr/1985-1989: Neptunus Rex
Enterprises
- Mai/1989-1994: Star Lauro
Societeta por Anzoni, Nápoles - Itália
- Out/1994-2002: Nina Cia. di
Navigazione
- Dez/2002-2004: Festival
Crociere Spa, Nápoles - Itália
- 2004- Ao presente: Nina SpA
-2005-2013: Classic International Cruises
- Set/2013-Ao presente: PORTUSCALE CRUISES
Operador:
- 1948-1960: Swedish America
Line
- 1960-1966: VEB Deutsche
Seereederei
- 1966-1985:
VEB Deutsche Seereederei (no período do verão) / Stena Line (no período do inverno)
- 1985-1994: Inativo para ser
reconstruído
- 1994-1995: Nina Cia. di
Navigazione
- 1995-1998: Neckermann
Seereisen
- 1998: Parte do ano
inoperacional
- 1998-2001: Valtur Turismo
- 2001-2002: Inoperacional
- 2002-2004: Festival Cruises
- 2004-2005: Inoperacional
- 2005-2013: Classic
International Cruises
- Set/2013-2015: Portuscale Crises
- 2015-Ao presente: Cruise & Maritime Voyages
Porto de registo:
- 1948-1960: Gotemburgo
- 1960-1985: Rostock
- 1985-1989: Cidade do Panamá
- 1989-2004: Nápoles
- 2004-Ao presente: Madeira
Bandeira:
- 1948-1960: Suécia
- 1960-1985: DDR-Deutsche
Demokratische Republik (Alemanha Oriental)
- 1985-1989: Panamá
- 1989-2004: Itália
- 2004-Ao presente: Portugal
Encomendado: Outubro 1944
Construtor: Götaverken, Gotemburgo - Suécia
Número Yard: 611
Ano: 1948
Reconstruído:
- 1953 a 12/Fev/1954 nos estaleiros AG Weser, Bremen -
Alemanha
- 1992 nos estaleiros Varco Chiapella, Gênova - Itália
- 2013
Lançado: 09 de Setembro de 1946
Batizado: 09 de Setembro de 1946
Entregue: 07 de Fevereiro de 1948 à Swedish American
Line, Gotemburgo - Suécia
Viagem inaugural:
- 21 de Fevereiro de 1948 como Stockholm
- 24 de Fevereiro de 1960 como Völkerfreundschaft
- 21 de Outubro de 1994 como Italia
Prima
- 02 de Abril de 2005 como Athena
- 11 de Março de 2014 como Azores
Identificação: Número
Oficial sueco 8926 (1948)
Número Oficial Italiano 1749 (1993)
Estado: Em serviço
Características gerais (como construído)
Tipo: Transatlântico
Arqueação bruta:
- 12.165 Toneladas
- 12.644 Toneladas (depois de reconstruído)
Comprimento: 160,08
Metros (525,2 pés)
Boca: 21,04 Metros (69 pés)
Calado: 7,90 m (25,11 pés)
Potência instalada: 2 Motores Götaverken diesel de 8
cilindros combinados 8.900 kW (12.000 hp)
Velocidade: 17 Nós (31 km/h)
Capacidade: 390 Passageiros
Características gerais (atualmente)
Tipo: Navio de cruzeiro
Arqueação bruta: 16.144 Toneladas
Decks: 8
Potência instalada: 2 Motores
Wärtsilä diesel modelo 16V32 com 2 motores 5.500 kW/7.478 hp, num total de
11.000 kW/14.956; 720 rpm com 2 hélices de passo variável.
Velocidade: 19 Nós (35 km/h)
Capacidade: 566 Passageiros
Tripulantes: 200
NOTA: -
Esteve em Ponta Delgada no dia 05 de Abril de 2016
Esteve em Ponta Delgada no dia 11 de Outubro de 2017 (06:19/13:13 h)
Esteve em Ponta Delgada no dia 11 de Outubro de 2017 (06:19/13:13 h)
OBS:-
- A 1.ª foto foi extraída do site http://www.cruiseandmaritime.com/ship/astoria
- A 2.ª e 3.ª obtida do site www.shipspotting.com
(b) - Veja-se: Site http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=2008651
(c) - Veja-se o interessante artigo
de Luís Miguel Correia, sob o título “Paquete Azores uma história fascinante”,
publicado na secção História da revista Cruzeiros n.º 13 Primavera 2014, a pág.
68 e seguintes.
APONTAMENTO HISTÓRICO
Na noite do
dia 25 de julho de 1956, pelas 23:10 horas, no meio de um denso nevoeiro no
norte do Oceano Atlântico e na costa de Nantucket (vila no estado de
Massachusetts – Estados Unidos da América), o Stockholm (ex-Azores e atualmente
ASTORIA), da então Swedish America
Line, sob o comando de Harry Gunnar Nordenson e o Andrea Doria, da Italian
Line, (cujo nome oficial era Italia di Navigazione SpA), sob o comando de Piero
Calamai, colidiram (na posição 40º 30’ N e 69º 53’ W) no que viria a tornar-se
um dos mais marcantes desastres da história marítima.
Embora a
maioria dos passageiros e tripulantes tenham sobrevivido à colisão, o Andrea
Doria, o maior navio de luxo de então, assim como também, era considerado como
o navio almirante da frota de paquetes italianos, depois de ter adornado
afundou-se na manhã seguinte. Em consequência do acidente, cinco tripulantes do
Stockholm (ex-Azores e atualmente ASTORIA)
tiveram morte imediata e vários dos outros ficaram presos naquela amálgama de
ferros torcidos. Apesar de ter submergido cerca de três pés (90 centímetros), o
Stockholm (ex-Azores e atualmente ASTORIA)
ainda colaborou, com mais outros navios que chegaram ao local, no resgate
recolhendo 327 passageiros e 245 tripulantes do Andrea Doria, além dos seus
próprios passageiros e tripulantes. Depois do Andrea Doria se ter afundado o
Stockholm (ex-Azores e atualmente ASTORIA)
partiu para o porto de Nova-Iorque pelos seus próprios meios, tendo chegado
dois dias depois a 27 de julho.
Em 1994,
este navio foi submetido a uma profunda remodelação a partir da linha de água.
A 3 de
Dezembro 2008, o ex-Azores e atualmente ASTORIA,
foi alvo de um ataque por piratas no Golfo de Áden (entre a costa norte da
Somália e a costa sul da península arábica), tendo a sua tripulação impedido o
embarque deles, disparando canhões de água de alta pressão contra as suas
embarcações, o que juntamente com o auxílio de um avião “P-3 Orion” da marinha
dos Estados Unidos acabaram por dispersa-los, levando-os a desistirem do ato de
pirataria e o navio seguiu sem mais acidentes o seu destino (Austrália).
OBSERVAÇÃO:-
- Um facto de certa
curiosidade é que, mais tarde (em 1989),
o Stockholm, mas já com o nome de “MS Fridtjof Nansen”, foi vendido à companhia
italiana StarLauro que foi sua proprietária entre 1989 a 1994, batizando-o com
o nome de “ITALIA I” (esta companhia
presentemente chama-se MSC Cruises que já escalou o porto
de Ponta Delgada com os navios “MSC Orchestra” e o “MSC Poesia”) e que era possuidora
de dois navios, entre eles o “Achille Lauro”, outro navio vítima
de sequestro por parte de palestinos e que alguns anos depois acabou por se
afundar ao largo da Somália, depois de um grande incêndio. A StarLauro, por sua vez vendeu-o anos depois a outra companhia
também italiana a Nina Cia. di Navigazione, que foi sua proprietária de 1994 a
2002 rebatizando-o de “ITALIA PRIMA”. Quando da sua chegada
à Itália, a imprensa local chamou-o de “o navio da morte". No entanto
pelos escritos que existem, tudo leva ao parecer de ter sido o Andrea Doria o
causador do trágico acidente.
- (O apontamento histórico
apresentado, foi compilado com alguma alteração na redação, consequência da tradução
do artigo publicado no site:
- Veja-se o artigo intitulado
“Naufrágio
do Andrea Doria”, da autoria de Nuno Jesus, publicado na revista
Cruzeiros, N.º 7 de JUL/AGO/SET 2012, a páginas 74 e seguintes.
- Mais consultas nos sites:
e
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