SANTA MARIA MANUELA
(SUA TRIPULAÇÃO)
MMSI: 255806006
Nome: SANTA MARIA MANUELA
Construtor: Estaleiros da CUF, Lisboa
Ano: 1937 (a)
Ano: 1937 (a)
Lançado: 10 de Maio de 1937, na Rocha do Conde de Óbidos, em Alcântara.
Armador:
- Em 1937 Vasco Albuquerque d'Orey, armador da Empresa de Pesca de Viana.
- Em 1963 Empresa de Pesca de Ribau
- Em 2007 Pascoal & Filhos, SA.
- 11/Nov/2016: Grupo Jerónimo Martins, (Recheio Cash & Carry, S.A.)
Batizado: Por Maria Manuela de Sampaio d' Orey, esposa do 1.º proprietário e armador.
Porto de registo: Madeira
Porto de registo: Madeira
Estado: Navio de Cruzeiros
Características gerais:
Tipo: Lugre de 4 mastros
Arqueação bruta: 607 Toneladas
Comprimento fora-a-fora (com gurupés): 68,64 metros (225,19 pés)
Comprimento do casco: 62,64 metros (205,51 pés)
Comprimento (entre perpendiculares): 52,68 metros (172,83 pés)
Boca: 9,90 metros (32,48 pés)
Pontal: 5,94 metros (19,48 pés)
Calado: 4,51 metros (14,79 pés)
Altura de mastros: 36 Metros (118,11 pés)
Área velame base: 1.130 m2
Propulsão: Motor de 8 cilindros, 500 cv.
Propulsão mecânica: 746 kW
Participantes (máximo): 50
Camarotes para participantes: 2 Pax: 12; 4 Pax: 5; 6 Pax: 1
Tripulação (máxima): 22
Navio irmão: Creoula
NOTA:
-
- Esteve em Ponta Delgada nos dias 11 a 13 de Maio de 2018 (20:36/08:47 h)
- Esteve em Ponta Delgada no dia 13 de Maio de 2018 (2.ª escala) (16:26/17:20 h)
- Esteve em Ponta Delgada nos dias 24 a 28 de Maio de 2018 (08:03/09:07 h)
- Esteve em Ponta Delgada nos dias 26 e 27 de Junho de 2018 (10:24/10:16 h)
- Esteve em Ponta Delgada no dia 12 de Agosto de 2019 (08:42/21:10 h)
- Esteve em Ponta Delgada nos dias 19 e 20 de Agosto de 2019 (09:33/15:37 h)
(a) - Construído no tempo recorde de 60 dias.
NOTA HISTÓRICA (extraída da
Wikipédia)
O "Santa Maria Manuela" foi
construído nos estaleiros da CUF em Lisboa em 1937, como um Bacalhoeiro Lugre (bacalhau
lugre de pesca). O semelhante Creoula foi construído nos mesmos estaleiros ao
mesmo tempo. Outro navio semelhante e ainda existente, Argus foi construído em
1938 pelo estaleiro De Haan & Oerlemans, Heusden, Holanda.
Desde a sua construção e até
finais dos anos 80, Santa Maria Manuela foi empregada na pesca do bacalhau nos
mares da Terra Nova e da Gronelândia, sendo um dos navios da Frota Branca (como
a frota pesqueira portuguesa era conhecida na Terra Nova, por causa do branco, cor
da maioria dos seus navios).
O navio era propriedade da
empresa de pesca Empresa de Pesca de Viana, até 1963, quando foi vendido à
Empresa de Pesca de Ribau. Durante a década de 1960, Santa Maria Manuela passou
por várias modificações e melhorias tecnológicas, a fim de poder continuar na
atividade pesqueira. Finalmente, em 1993, definitivamente considerado obsoleto,
o navio foi parcialmente demolido, apenas o seu casco sendo preservado.
Em 2007, a Pascoal SA comprou os
remanescentes do navio e iniciou um longo e bem documentado processo de
restauração nos estaleiros de Aveiro, retornando ao seu estado original em
2010.
Ela participou do
Fete-Maritime-de-Brest-2016 (Corrida de Tall Ships) em 19 de Julho de 2016.
Veja-se também os artigos:
– “SANTA MARIA MANUELA COMPRADO POR GRUPO JERÓNIMO MARTINS”, publicado na Revista de Marinha n.º 995 de Janeiro/Fevereiro 2017, a páginas 20 e seguinte.
– "HISTÓRIA DO SANTA MARIA MANUELA"
(no site) https://www.santamariamanuela.pt/pt/historia
– “Falar do Lugre SANTA MARIA MANUELA no COMM”, artigo publicado na Revista de Marinha n.º 1009 de Maio/Junho 2019 a pág. 16.
– “SANTA MARIA MANUELA COMPRADO POR GRUPO JERÓNIMO MARTINS”, publicado na Revista de Marinha n.º 995 de Janeiro/Fevereiro 2017, a páginas 20 e seguinte.
– "HISTÓRIA DO SANTA MARIA MANUELA"
(no site) https://www.santamariamanuela.pt/pt/historia
– “Falar do Lugre SANTA MARIA MANUELA no COMM”, artigo publicado na Revista de Marinha n.º 1009 de Maio/Junho 2019 a pág. 16.
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