COSTA ALLEGRA
IMO: 6916885
MMSI: 247816000
Nome:
- 1969-até
05/Agosto/1986: Annie Johnson
- 1986-1988:
Regent Moon
- 1988-1990: Alexandra
- 1990-2012: COSTA
ALLEGRA (a)
- 2012-Até ao desmantelamento: Santa Cruise
Proprietário:
- 1969-1986: Rederi AB Nordstjernan
- 1986-1988: Regency Cruises
- 1988-1990: Compania Naviera Panalexandra
- 1990-2012: COSTA
CROCIERE
- 2012-Até ao desmantelamento: Themis Maritime Ltd
Operador:
- 1969-1986: Rederi AB Nordstjernan
- 1990-2012: COSTA
CROCIERE
Porto de registo:
- 1969-1986: Estocolmo - Suécia
- 1986-1988: Limassol - Chipre
- 2012-Até ao desmantelamento: Leone - Serra Leoa
Bandeira: Serra Leoa
Ano de construção: 1969 como navio porta-contentores
Construtor:
- Inicial:
Wärtsilä Turku Shipyard, Turku - Finlândia
- Remodelação para cruzeiro: T. Mariotti, Génova - Itália
Número Yard: 1170
Lançamento: 29 de Abril de 1969
Adquirido: 04 Dezembro de 1969
Reconstruído: Entre 1990 e 1992 para navio de cruzeiro
Destino: Desmantelado em 2012
Características gerais (como construído)
Tipo: Navio porta-contentores
Arqueação bruta: 16.289 Toneladas
Comprimento: 174,20 Metros (571,5 pés)
Largura: 25,75 Metros (84.5 pés)
Calado: 10,39 Metros (34,1 pés)
Potência instalada:
- 2
Motores Wärtsilä - Pielstick 16PC2V
- 2
Motores Wärtsilä - Pielstick 12PC2V 19.139 kW (combinado)
Propulsão: Duas hélices de passo controlável
Velocidade: 23 Nós (43 km/h, 26 mph)
Capacidade:
- 744 Contentores
- 12 Passageiros
Tripulação: 30
Características gerais (1992 reconstruído)
Tipo: Navio de cruzeiro
Arqueação bruta: 28.430 Toneladas
Comprimento: 187,69 Metros (615,8 pés)
Largura: 25,75 Metros (84.5 pés)
Calado: 8,20 Metros (26,9 pés)
Decks: 8 (de acesso
aos passageiros)
Potência instalada: 4 Motores Wärtsilä 6R46, 19.123 kW
(combinado)
Propulsão: Duas hélices
Velocidade: 19 Nós (35 km/h, 22 mph)
Capacidade: 1.072 Passageiros
(a)
- Navio inicialmente construído
para porta-contentores, (fotos abaixo) que como tal navegou cerca de 17 anos.
No dia 27 de Fevereiro de 2012, sofreu um grave incêndio na casa das
máquinas, nomeadamente nos geradores elétricos, próximo da ilha Alphonse Island que dista a mais de 200 milhas do
arquipélago das Seychelles, ficando à deriva e ao escuro. No dia seguinte, foi
rebocado pelo navio francês “Trevignon”, (vidé foto) da
pesca de atum, para a ilha “Mahé” no arquipélago das Seychelles. Depois
de reparado e nesse mesmo ano, foi rebatizado de “Santa Cruise” e vendido a Themis
Maritime Ltd. Nos finais de 2012 o Costa Allegra, foi encalhado em Aliaga, na Turquia, para procederem ao seu desmantelamento.
NOTA:
- De salientar a sua bonita ré, com os seus janelões e varandas laterais panorâmicas, nada usual em navios de cruzeiro.
- De salientar a sua bonita ré, com os seus janelões e varandas laterais panorâmicas, nada usual em navios de cruzeiro.
OBS:- As fotos apresentadas foram obtidas do sites:
http://www.shipspotting.com/gallery/search.php?query=Costa+Allegra&x=15&y=7
http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2012/2/28/1330459127838/Costa-Allegra-tow-007.jpg
http://www.faktaomfartyg.se/annie_johnson_1969.htm
http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2012/2/28/1330459127838/Costa-Allegra-tow-007.jpg
http://www.faktaomfartyg.se/annie_johnson_1969.htm
NOTA:
Esteve em Ponta Delgada no ano de 1995
Sem comentários:
Enviar um comentário